Mudar região - sábado, 22 de novembro de 2014
Postado em: 29/08/2013 00:00:00
Fonte: Aprosoja
Editoria: Geral

Workshop discute classificação de grãos e desconto de soja

A falta de clareza no sistema de descontos de soja e as perdas consideráveis no momento da entrega da soja às empresas receptoras são problemas antigos que inquietam os produtores rurais de Mato Grosso. Pesquisa realizada pela Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), mostra que os descontos praticados no estado, em relação à umidade, são 7% maiores do que a fórmula correta conforme a Instrução Normativa 29. Hoje, a maioria das empresas desconta a umidade considerando a carga total, incluindo no cálculo matérias estranhas e impurezas.

Nesse contexto, para debater o assunto e buscar melhorias no sistema aplicado hoje, a Aprosoja organiza o Workshop Classificação de Grãos e Descontos de Soja que acontece na próxima segunda (02), a partir das 13h, em Brasília. Segundo Cid Sanches, gerente de planejamento da Aprosoja, o encontro reunirá palestras de especialistas da área e irá propor duas mesas redondas para discussões. “Na reunião serão analisados os procedimentos adotados em outros países produtores de soja, como Estados Unidos e Argentina, e ao final, a proposta é elaborar um documento contendo as propostas de alteração demandadas pelo setor.”

Na programação, Carol Jones, professora da Universidade de Oklahoma, dos Estados Unidos, exporá o padrão americano, a análise de óleo e proteína, e os descontos por soja fora do padrão. Salvador Addamo, gerente da CAC (Cámara Arbitral de Cereales), da Argentina, irá relatar a criação da câmara e como funciona, mencionando também, a tabela de descontos utilizada. Marcelo Monteiro, diretor executivo da Aprosoja, trará para o debate a criação do GT de Classificação da Câmara Setorial da Soja, os resultados do Cross Check em Mato Grosso em 2011 e os problemas que ocorrem na classificação de soja.

A moderação do workshop ficará por conta do professor Altair Dias de Moura, coordenador do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Altair também é o responsável pela pesquisa sobre descontos de soja em Mato Grosso, realizada desde a safra 2007, que usa como base os romaneios cedidos pelos produtores rurais para verificar os descontos aplicados pelas empresas. Na safra 2012/2013 a pesquisa constatou números expressivos de perdas que também serão apresentados durante o workshop.

Enquanto não há mudanças junto às receptoras, a Aprosoja vem trabalhando na confecção do simulador de descontos e dos relatórios, ambos são produtos fruto da pesquisa em parceria com a UFV. O “simulador” é um mecanismo que compara os descontos aplicados por cada empresa, e onde o agricultor pode fazer simulações de venda da soja nos diferentes níveis de impureza, umidade e avariados. Já o segundo é um retorno direto àqueles que colaboram enviando seus romaneios, através da elaboração de um relatório comparativo personalizado.

     
 
Social
RC Mercado
RC Mercado
Siga-nos
Facebook
Orkut
Twitter
 
 
 
© 2012 - Rural Centro - Todos os Direitos Reservados. r1.1.5246.22724
x

Veja mais notícias