Temperatura favorece produção de cana-de-açúcar em MG

12 Sep 2017

Os agricultores mineiros têm um bom motivo para comemorar. Mesmo com um percentual menor de área plantada, a produção de cana-de-açúcar no estado está bem positiva. “Nossa estimativa é que a safra seja de 646,34 milhões de toneladas”, afirma Cleverton Santana, Gerente de Levantamento e Avaliação de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com dados divulgados recentemente pela instituição, o volume estimado é 1,3% maior que a safra anterior. Um dos motivos da boa produtividade é o clima. “O início da safra, em abril, foi muito bom, com boas temperaturas e volumes pluviométricos. A planta acabou se desenvolvendo melhor, por isso, a produtividade média foi mais alta que o ano passado”, completa o especialista.

Para a cultura, o clima ideal inclui chuvas durante o desenvolvimento, que geralmente ocorre entre setembro e março, e tempo mais seco na colheita. “A estimativa é que, até o fim de julho, 46% do total já havia sido colhido. Agora o ideal é que não chova. O clima está muito bom e favorece a qualidade da planta”, explica Santana.

Segundo a meteorologista da Climatempo Camila Ramos, o predomínio em Minas Gerais ainda será de tempo seco na maior parte de setembro, o que pode prejudicar o desenvolvimento da cana-de-açúcar. “A chuva retorna ao centro-sul do estado apenas do final do mês e nas áreas do norte mineiro a chuva só chega em outubro”, afirma.

Fonte: Clima Tempo