28 Jul 2016

Acontece na próxima sexta-feira (29/07) na cidade de Sorriso (MT), o ‘Dia de Campo de Feijão Irrigado’ a partir das 7h30, Fazenda Macapé. O evento vai reunir pesquisadores, produtores e técnicos ligados com a cultura do feijão.

O objetivo do evento é fomentar a cultura do feijão comum em Mato Grosso, principalmente como uma opção de rotação de cultura nas áreas de pivô. O dia de campo terá a participação dos pesquisadores da Embrapa Eliane Quintela e Marcos Marangon.

A pesquisadora Eliane Quintela vai ministrar a palestra sobre estratégias de manejo de mosca branca. “Essa praga é a principal praga do feijão e vem causando sérios prejuízos nas lavouras de todo o país. Muitas regiões já implementaram o vazio sanitário em virtude da presença dela”, explica a pesquisadora.

O pesquisador Marcos Marangon vai apresentar um painel onde serão apresentadas 11 cultivares sendo cinco do tipo ‘carioca’, três de feijão preto e três especiais. “Podemos dar destaque para o carioca BRSMG Madrepérola que possui alto potencial produtivo e mantém a cor clara por mais tempo em relação aos cultivares do mercado. O BRS Ártico, um feijão especial branco, feijão brasileiro com padrão internacional para nichos de mercado. Além das já consolidadas BRS Estilo (carioca) e BRS Esteio (preto) e outros materiais que em breve estão disponíveis no mercado”, ressalta Marangon.

O consultor da empresa Agro Sistemas, Edson Pina, vai ministrar a palestra sobre sistemas de cultivo irrigado.Entre os assuntos abordados está o

O evento é gratuito e promovido pelas empresas Agro Sistemas, Basf, Satis, Biológica, Embrapa e LC Sementes. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (66) 3544-8627.

 

Programação:

7h30 – Café da manhã e inscrições;

8h – Abertura;

8h15 – Palestra Agro Sistemas – tema: Sistema de Cultivo Irrigado;

8h45 – Palestra Embrapa – tema: Estratégias de Manejo de Mosca Branca;

9h15 – Palestra com as empresas – Basf –Satis – Biológica;

10h – Palestra Embrapa – apresentação de cultivares Embrapa;

11h – Encerramento;

12h – Almoço.

Fonte: Pauta Pronta Comunicação