01 Sep 2016

Sanidade, manejo, legislação e custos de produção. Estes são os temas que serão abordados durante o 4º Encontro da Avicultura, que será realizado no dia 09 de setembro, em Sidrolândia, com palestras de especialistas renomados do setor. O evento, promovido pelo Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e pela Avimasul – Associação dos Avicultores de MS, inicia às 08h, no parque de exposições do município.
 
Para a gestora do Departamento de Economia do Sistema Famasul, Adriana Mascarenhas, o evento proporciona aos produtores informações atualizadas e que servem de baliza para o empreendedorismo. “Escolhemos abordar essas quatro vertentes porque elas determinam o desenvolvimento do produtor rural e o crescimento do seu negócio. É importante tomar em conta cada um dos temas que serão apresentados”.
 
A avicultura é uma atividade estratégica no Estado. De acordo com as informações apuradas pelo Sistema Famasul, Mato Grosso do Sul ocupa o 12º lugar no ranking estadual de rebanho de galináceos, com 25,3 milhões de cabeças. Sidrolândia, com 6,4 milhões de aves, é o maior produtor local.
 
A programação do Encontro Técnico de Avicultura inicia com a palestra do especialista em saúde animal, Paulo Roberto Pelissaro, que falara sobre ‘Impacto da Influenza Aviária no Comércio Internacional de Aves. Em seguida, o assistente técnico do COBB, empresa de genética avícola para frangos de corte, Otávio Ramires de Aguiar Conde, abordará o tema ‘Ações de manejo para melhorar os resultados de frango’.
 
A terceira palestra ficará por conta do assessor jurídico da CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Thiago de Carvalho, sobre ‘O novo marco legal dos contratos de integração’. E, por último, o proprietário da granja São Roque, no Paraná, Valmor Ceratto, falará sobre ‘Gestão de cursos e mão de obra das granjas’.
 
O Encontro Técnico do Leite é realizado com o apoio da ABPA -  Associação Brasileira de Proteína Animal, patrocinado pela Fuprisa - Fundo Privado do Setor Avícola, pela CASP -  indústria de máquinas e equipamentos para o setor, pelo Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural e por outras entidades.
 

Fonte: Famasul