Mudar região - sábado, 1 de novembro de 2014
Postado em: 28/12/2011 00:00:00
Fonte: Ana Brito / Rural Centro
Editoria: Agricultura

Quem Sabe Responde: Superfosfato Triplo

Quem Sabe Responde: Superfosfato Triplo

O último Quem Sabe Responde de 2011 atende às dúvidas da empresa Cical Alimentos, que gostaria de saber a formulação do fertilizante super triplo.

Além disso, a empresa necessita saber como utilizar o produto na plantação de banana da terra (de fritar)?Produção Cacho de Banana da Terra

Em relação ao fertilizante, dados da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) mostram que o superfosfato triplo nada mais é que o fosfato monocálcico. A formulação química é 45% P2O5.

Cerca de 60% do superfosfato triplo encontrado atualmente no mercado origina-se de fosfatos nacionais. Assim, uma parcela significativa de superfosfato triplo comercial pode conter altos teores de flúor.

Quem optar por usar superfosfato triplo deve conhecer o teor de flúor do produto. Mesmo o superfosfato triplo originário da rocha de Tapira contém duas a três vezes mais flúor que o fosfato bicálcico.

Segundo o técnico da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Zilton José Maciel Cordeiro, o produtor deve utilizar o produto no plantio, mas antes ele deve fazer a análise do solo, enviar uma amostra a um laboratório local e pedir orientação para saber a quantidade a ser utilizada.

Qual a próxima pergunta que a Rural Centro deve responder?

Envie sua dúvida ou sugestão para o e-mail jornalismo@ruralcentro.com.br ou ainda poste no mural da rede +Rural Quem Sabe Responde.

Use seu cadastro na Rural Centro para fazer login e participar.

* O que é +Rural?

     
 
COMENTÁRIOS
1
Victor Soares
Victor Soares 
Por que motivo, na resposta apresentada, foi citado o teor de Flúor do Superfosfato Triplo e por que foi feita a comparação com Fosfato Bicálcico ?
A pergunta original se refere ao uso como fertilizante para banana e, para essa aplicação, o nível de Flúor não é relevante.
A comparação com o Fosfato Bicálcico só seria importante caso o uso final fosse como fonte de fósforo para Nutrição Animal.
terça-feira, 3 de janeiro de 2012  Responder
Social
RC Mercado
RC Mercado
Siga-nos
Facebook
Orkut
Twitter
 
 
 
© 2012 - Rural Centro - Todos os Direitos Reservados. r1.1.5246.22724
x

Veja mais notícias