Quem sabe responde: plantio de capim massai

01 Nov 2011

O segundo conteúdo do Quem Sabe Responde desta quarta-feira é sobre capim massai. A dúvida é de Dangelus Chrysty, do Distrito Federal.

"Quero plantar sementes de capim massai, mas antes preciso saber sobre o plantio, custo da semente e qual a quantidade vem quando compramos?"

A resposta é de Osmair Nogueira, gerente nacional de vendas da Germipasto Sementes de Pastagem.

Plantio
Capim MassaiEm climas com estação chuvosa no verão, como a região Centro-Oeste, o plantio deverá ser realizado de meados de outubro até fevereiro, sendo a época ideal o período de 15 de novembro a 15 de janeiro.

O preparo de solo é o mesmo utilizado para a formação de outras pastagens, isto é, aração e gradagem. Por se tratar de uma semente muito pequena, quanto melhor o preparo do solo, melhor será a formação do pasto.

A semeadura poderá ser feita a lanço ou em linhas não mais do que a 20 centímetros de espaçamento entre linhas, a uma profundidade de 2 cm. Uma ligeira compactação favorece a emergência de plântulas.  

Recomenda-se 10 kg/ha de sementes com 35% VC (Valor Cultural), ou 10 Kg/ha de sementes incrustadas. O custo/ha para esta espécie está variando entre R$ 250,00 a R$ 280,00, para sementes adquiridas de empresas idôneas.

A embalagem é de 20 Kg.

Teor de lignina do capim massai
Outro questionamento que a série recebeu foi pelo Facebook da Rede Rural Centro. O nosso amigo Marcelo Barsante, de Uberaba/MG, perguntou sobre o teor de lignina do capim massai, que, segundo Osmair Nogueira, é de aproximadamente 6% na época das águas e de 6,4% na época da seca.

 

Qual pergunta a Rural Centro deve responder? Envie sua dúvida ou sugestão para jornalismo@ruralcentro.com.br com nome e sua cidade ou deixe nos comentários!

Fonte: Rural Centro