Mudar região - quinta-feira, 27 de novembro de 2014
Postado em: 27/06/2012 00:00:00
Fonte: Thaiany Regina/Rural Centro
Editoria: Geral

Quem Sabe Responde: Gomose, a doença da laranja

Quem Sabe Responde: Gomose, a doença da laranja

A série Quem Sabe Responde desta quarta-feira (27/06) atenderá ao problema de Fiorella Bortoluci:

“Possuo uma propriedade na cidade de Ibiúna, em São Paulo, e estou com um grave problema em todos os pés de laranja.

O que está ocorrendo são manchas brancas arredondadas que vão do tronco até o caule das plantas. Essas manchas são como marcas de giz e se espalham rapidamente, em alguns pés também verifiquei algumas manchas igualmente arredondadas, nas cores vermelha e branca, parecidas com um alvo. Na ponta dos galhos estão se formando plantas parecidas com algas, bastante densas, nas cores verde e branca.

Não sei como devo proceder. Já tentei lavar as plantas com jatos de água para retirar  as manchas, mas elas voltam em pouco tempo. Por favor, me ajudem! Já perdi uma das árvores, pois ela ficou infestada a tal ponto que as folhas deixaram de brotar e os galhos foram morrendo aos poucos, até a planta secar por completo.

Poderiam me indicar algum produto ou procedimento para acabar com essa infestação?”.

Danilo Santos é técnico em agropecuária da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri), e afirma que o problema enfrentado pelo pomar de laranjeiras pode ser Gomose (Phytophthora citrophthora: P. parasítica). O sintoma inicial da doença são manchas brancas, apodrecimento da casca na qual as manchas aparecem e, consequentemente, o amarelamento da copa da árvore devido à planta estar morrendo aos poucos.

Gomose, doença da laranja, Quem Sabe Responde

O técnico faz uma observação: quando uma planta é afetada, dependendo do grau de infestação, ela pode transmitir a doença para outras árvores através do vento que circula no pomar. Além disso, a incidência da Gomose é maior em regiões com bastante umidade ou períodos chuvosos.

Como medida preventiva é sugerido a aplicação da calda bordalesa, se trata de uma mistura que utiliza cal virgem, sulfato de cobre e água na formulação (1:1:10).

Danilo recomenda quando o técnico especializado encontrar as manchas e constatar que elas se encontram em fase inicial – em um tamanho que não seja muito significativo para planta –, fazer uma pequena cirurgia localizada com um canivete afiado e totalmente esterilizado, retirar a casca do local afetado e em seguida pulverizar em reboleira. Em casos de maior gravidade recomenda-se a extração da planta e a queimada da mesma, para que assim não haja contaminação no restante do pomar.

Sobre a laranja – O nome científico dessa fruta é Citrus sinensis L. Osbeck, pertence a família  das Rutáceas (Rutaceae) e é proveniente da Ásia, mais precisamente do sul da China. Essa fruta se desenvolve bem, principalmente para o cultivo comercial, em climas amenos e nos solos areno-argilosos.

No Brasil, de acordo com o levantamento do IBGE divulgado em maio deste ano (LSPA), os estados que mais se destacaram na produção de laranja na safra 2011 foram: São Paulo com cerca de 15,3 milhões de toneladas, seguido pela Bahia com aproximadamente 1,03 milhões de toneladas. 

Qual a próxima pergunta que a Rural Centro deve responder? Envie sua dúvida ou sugestão para o e-mail jornalismo@ruralcentro.com.br ou ainda poste no mural da rede +Rural Quem Sabe Responde.

Use seu cadastro na Rural Centro para fazer login e participar.

* O que é +Rural?

 

     
 
Social
RC Mercado
RC Mercado
Siga-nos
Facebook
Orkut
Twitter
 
 
 
© 2012 - Rural Centro - Todos os Direitos Reservados. r1.1.5246.22724
x

Veja mais notícias