Leilão Primavera Genética Aditiva 2014
AO VIVO - 25 de outubro - Início: 13:00hs (14:00hs horário de Brasília)
 
 
Mudar região - quinta-feira, 23 de outubro de 2014
Postado em: 30/05/2012 00:00:00
Fonte: Thaiany Regina/Rural Centro
Editoria: Geral

Quem Sabe Responde: Capim para cavalos

Quem Sabe Responde: Capim para cavalos

Nesta quarta-feira (30/05) a série Quem Sabe Responde esclarecerá a dúvida de Rafael Fernandes, da cidade de Caravelas, localizada na Bahia: “Tenho 150 metros de terra e queria fazer 10 piquetes para meu cavalo. Será que o capim mombaça resolve?”.

Para responder a equipe da Rural Centro entrou em contato com Aluísio Marins, médico veterinário e reitor da Universidade do Cavalo, localizada nas cidades de Sorocaba e Salto de Pirapora em São Paulo.

Primeiramente o capim mombaça (Panicum maximum cv. Mombaça) é utilizado principalmente para pastejo direto e também é recomendado para o pastejo rotacionado, além de exigir bastante fertilidade do solo. Aluísio afirma que o mombaça é mais indicado para bovinos e caprinos, apesar de alguns criadores já estarem introduzindo para os equinos. Como preferência pessoal, o médico veterinário utiliza o Coast Cross (Cynodon dactylon) e o Tifton (Cynodon dactylon).

Aluísio também sugere uma capineira , ao invés de uma área de pastejo. A finalidade da capineira é fornecer alimento verde cortado e/ou picado aos cavalos, principalmente nos períodos de estiagem, nos quais há falta de forrageiras.  Mas, é fundamental que o criador procure o auxílio de um engenheiro agrônomo para indicar os períodos e os tipos de capim adequados a sua propriedade.

Referente aos piquetes, o dimensionamento da área pode ter como referência 1 hectare por cavalo, já levando em consideração os criatórios com potros – juntamente com o número total de animais – e locais para pastejo (pastos com capim tifton, coast cross, mombaça, entre outros). É fundamental que o criador preste muita atenção para o tamanho dos piquetes e não haja excesso de animais no mesmo local, para que as condições e a utilização das pastagens não sejam comprometidas. 

Qual a próxima pergunta que a Rural Centro deve responder?

Envie sua dúvida ou sugestão para o e-mail jornalismo@ruralcentro.com.br ou ainda poste no mural da rede +Rural Quem Sabe Responde.

Use seu cadastro na Rural Centro para fazer login e participar.

* O que é +Rural?

 

     
 
COMENTÁRIOS
4
JOÃO DE SOUZA JORGE
JOÃO DE SOUZA JORGE 
Gostaria de saber qual seria o capim mais indicado para meus cavalos , éguas e burros na minha fazenda, o solo é um pouco arenoso.
sábado, 8 de março de 2014  Responder
raimundo nonato araujo de 0liveira
raimundo nonato araujo de 0liveira 
amigos eu tenho o2 cavalos manga larga machador, no meu terreno tem muigto mombaça, algumas pessoas comentam que o mobança dá cólica isso
procede é verdade?
segunda-feira, 1 de abril de 2013  Responder
Glayton castro
Glayton castro 
A branquia pode ser irrigada para piquetes?
quinta-feira, 4 de outubro de 2012  Responder
Glayton castro
Glayton castro 
Gostaria saber quantos hectare
terra que eu deve plantar o capim manbaca para 10 vacas?obrigado
quinta-feira, 4 de outubro de 2012  Responder
Social
RC Mercado
RC Mercado
Siga-nos
Facebook
Orkut
Twitter
 
 
 
© 2012 - Rural Centro - Todos os Direitos Reservados. r1.1.5246.22724
x

Veja mais notícias