Quem Sabe Responde: Capim para cavalos

30 May 2012

Nesta quarta-feira (30/05) a série Quem Sabe Responde esclarecerá a dúvida de Rafael Fernandes, da cidade de Caravelas, localizada na Bahia: “Tenho 150 metros de terra e queria fazer 10 piquetes para meu cavalo. Será que o capim mombaça resolve?”.

Para responder a equipe da Rural Centro entrou em contato com Aluísio Marins, médico veterinário e reitor da Universidade do Cavalo, localizada nas cidades de Sorocaba e Salto de Pirapora em São Paulo.

Primeiramente o capim mombaça (Panicum maximum cv. Mombaça) é utilizado principalmente para pastejo direto e também é recomendado para o pastejo rotacionado, além de exigir bastante fertilidade do solo. Aluísio afirma que o mombaça é mais indicado para bovinos e caprinos, apesar de alguns criadores já estarem introduzindo para os equinos. Como preferência pessoal, o médico veterinário utiliza o Coast Cross (Cynodon dactylon) e o Tifton (Cynodon dactylon).

Aluísio também sugere uma capineira , ao invés de uma área de pastejo. A finalidade da capineira é fornecer alimento verde cortado e/ou picado aos cavalos, principalmente nos períodos de estiagem, nos quais há falta de forrageiras.  Mas, é fundamental que o criador procure o auxílio de um engenheiro agrônomo para indicar os períodos e os tipos de capim adequados a sua propriedade.

Referente aos piquetes, o dimensionamento da área pode ter como referência 1 hectare por cavalo, já levando em consideração os criatórios com potros – juntamente com o número total de animais – e locais para pastejo (pastos com capim tifton, coast cross, mombaça, entre outros). É fundamental que o criador preste muita atenção para o tamanho dos piquetes e não haja excesso de animais no mesmo local, para que as condições e a utilização das pastagens não sejam comprometidas. 

Qual a próxima pergunta que a Rural Centro deve responder?

Envie sua dúvida ou sugestão para o e-mail jornalismo@ruralcentro.com.br ou ainda poste no mural da rede +Rural Quem Sabe Responde.

Use seu cadastro na Rural Centro para fazer login e participar.

* O que é +Rural?

 

Fonte: Thaiany Regina/Rural Centro