Mudar região - terça-feira, 30 de setembro de 2014
Postado em: 20/04/2010 12:03:44
Fonte: AVISITE
Editoria: Geral

Quanto custa a produção do frango no Paraná?

 “QUEM NÃO SABE QUANTO GASTA, NÃO SABE QUANTO GANHA”. O ditado, assim mesmo, em caixa alta, foi citado, em entrevista à Revista do AviSite, pelo engenheiro agrônomo Luiz Antonio Digiovani, consultor da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), para explicar a importância do gerenciamento dos custos em qualquer atividade.
Em vista disso e diante da carência de informações para a adequada avaliação da rentabilidade da avicultura no Paraná, a Faep, a Embrapa Suínos e Aves e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado (Senar) desenvolveram um trabalho conjunto que contou, inclusive, com a agroindústria paranaense para identificar planilhas para calcular o custo de produção do frango nas regiões sudoeste e oeste paranaense.
Agora, com seis planilhas desenvolvidas, esta carência do produtor rural foi suprida.
Entre os resultados alcançados após a análise das planilhas, ficou claro, que, nas condições levantadas no trabalho, de forma geral e no curto prazo, o avicultor tem uma margem positiva, mas no longo prazo encontra dificuldades para repor as instalações e equipamentos e também para pagar o financiamento obtido para entrar na atividade.
Assim, o trabalho contribui para uma avaliação dos gastos e a possibilidade de sua redução (sem prejudicar a qualidade e a sanidade) e funciona também como apoio na busca por uma melhor remuneração para a produção avícola.
A Associação dos Avicultores do Oeste Paranaense (Aaviopar), por exemplo, já conseguiu melhorar os pagamentos para os produtores. A entidade também trabalhou junto com a Faep na definição dos dados técnicos de cada item que compõe o custo da produção do frango fornecendo os dados práticos que comprovaram os valores obtidos.
Marcio Bernartt, secretário executivo da Aaviopar, afirma que com esse estudo, comprovou-se que, em alguns casos, o produtor do oeste paranaense está sendo remunerado abaixo do custo de produção. Ele explica: “Já estamos conseguindo um grande avanço com duas empresas da região, que melhoraram os pagamentos aos produtores. De agora em diante, a questão renda será sempre discutida com as empresas levando em consideração as planilhas de custos, que serão atualizadas trimestralmente”.

A íntegra do texto está disponível na edição de abril da Revista do AviSite (apenas para assinantes).

As tabelas para calcular o custo de produção do frango no Paraná estão disponíveis para os leitores do AviSite no link

     
 
COMENTÁRIOS
1
Audemar Maximo FerrariniB
Audemar Maximo FerrariniB 
Agora si podemos falar com segurança e de igual para igual
sábado, 1 de junho de 2013  Responder
Social
RC Mercado
RC Mercado
Siga-nos
Facebook
Orkut
Twitter
 
 
 
© 2012 - Rural Centro - Todos os Direitos Reservados. r1.1.5246.22724
x

Veja mais notícias