Mudar região - quarta-feira, 3 de setembro de 2014
Postado em: 01/08/2013 00:00:00
Fonte: Governo de Alagoas
Editoria: Geral

Produtores de AL atendidos pelo Balde Cheio aumentam produtividade de leite

Criadores de gado atendidos pelo projeto Balde Cheio no município de Poço das Trincheiras, no Sertão alagoano, conseguiram aumentar a produtividade de leite dos animais e, com isso, ganhar mais dinheiro e melhorar de vida.

Ao todo, 40 agricultores receberam dois módulos do projeto, que é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) em parceria com o Sebrae/AL e a Cooperativa dos Pequenos Produtores de Leite da Bacia Leiteira de Alagoas (Coopaz).

Além de assistência técnica, eles recebem capacitação para gestão da unidade produtiva, kits de ordenha manual higiênica, kits de inseminação artificial e orientação para produção de bancos de forragens de palma superadensada, sorgo e milho.

Um desses produtores é Alberto Felix dos Santos, da comunidade Patos. Ele tem apenas quatro vacas em lactação e produz por dia, em média, 70 litros de leite. Outro criador é José Teotônio, conhecido como Galego, da comunidade Manauê, que tem seis vacas e chega a produzir até 110 litros de leite por dia. José Albérico de Freitas, conhecido como Beró, da comunidade Pedra da Bola, tem sete vacas em lactação e produz até 120 litros de leite por dia.

Eles vendem a produção para a Coopaz, que fornece ao Programa do Leite do Estado. Com esse programa, a Seagri compra diariamente 80 mil litros de leite, que são distribuídos gratuitamente para 80 mil famílias em todos os 102 municípios.

De acordo com o técnico da Seagri que acompanha os criadores de Poço das Trincheiras, José Valmiro Gomes, apesar da quase ausência de palma – já consumida durante os dois últimos anos de seca –, os criadores plantaram milho e sorgo, que serão usados para fazer a silagem. “Com isso, eles terão uma reserva alimentar para o próximo verão. Mas uma das dificuldades será o acesso a água para produção, pois a que se acumula nos açudes ainda é pouca”, alertou o técnico.

Mesmo assim, segundo ele, os criadores atendidos pelo Balde Cheio se tornaram referência para os demais, principalmente por conta do aumento da produtividade de leite e da melhoria de vida conseguida com a renda do leite.

Torneio Leiteiro

Com o objetivo de mostrar os resultados do projeto na região, os criadores de Poço das Trincheiras, por meio da Associação Agroleite, já estão organizando o 2º Torneio Leiteiro do município, previsto para o final de novembro. Na ocasião, também haverá uma exposição de animais nascidos por meio de inseminação artificial, do plantio de palma superadensada e sorgo forrageiro, além de técnicas diversas aplicadas no projeto.

     
 
Social
RC Mercado
RC Mercado
Siga-nos
Facebook
Orkut
Twitter
 
 
 
© 2012 - Rural Centro - Todos os Direitos Reservados. r1.1.5246.22724
x

Veja mais notícias