Mudar região - segunda-feira, 21 de abril de 2014
Postado em: 21/06/2013 00:00:00
Fonte: Embrapa Tabuleiros Costeiros
Editoria: Agricultura

Pesquisadora aborda conservação de pólen de cana-de-açúcar em congresso internacional

Conservação do pólen para cruzamentos artificiais em cana-de-açúcar. Esse é o tema da palestra que a pesquisadora Adriane Leite do Amaral, da Embrapa Tabuleiros Costeiros, vai ministrar no Congresso da Sociedade Internacional dos Técnicos da Cana-de-Açúcar  (International Society of Sugar Cane Technologists -ISSCT), que acontece de 24 a 28 junho 2013, em São Paulo.

Pesquisadora em Melhoramento Genético da Unidade de Execução de Pesquisa e Desenvolvimento (UEP) de Rio Largo, Adriane do Amaral fará sua apresentação na terça-feira (25), em inglês, sobre a pesquisa que está sendo desenvolvida pela  Embrapa Tabuleiros Costeiros em parceria com a Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (RIDESA/UFAL), cujo convênio está em fase final de assinatura.

A apresentação no congresso é resultado do projeto MP3 (2012-2014) Conservação de pólen de cana-de-açúcar , sob sua liderança, conta com a colaboração do Prof. Geraldo Veríssimo S. Barbosa e dos pesquisadores João Messias dos Santos e Luiz Sérgio Duarte Filho (RIDESA-UFAL) e dos pesquisadores Tassiano Maxwell Câmara ,Anderson Marafon e técnicos agrícolas Diógenes e José Carlos, da UEP-Rio Largo.

O projeto "Conservação de pólen" resultou na geração de uma metodologia para o melhoramento da cana-de-açúcar que visa a conservação e a viabilidade do pólen de cana-de-açúcar com o objetivo de realizar cruzamentos entre variedades com diferenças no tempo de florescimento. Os experimentos são feitos na Estação de Florescimento e Cruzamentos da Serra do Ouro, pertencente a RIDESA, em Murici, Alagoas. Veja detalhes em http://www.cpatc.embrapa.br/publicacoes_2012/cot_127.pdf.

“Há dois anos consecutivos (2012-2013), durante o período de floração da cana (abril-junho), trabalhamos no BAG Ridesa-AL Cana-de-Açúcar, com o suporte e apoio do Programa de Melhoramento Genético de Cana-de-Açúcar PMGCA/RIDESA-UFAL que disponibiliza toda a infraestrutura, inclusive de homens de campo, para o desenvolvimento do projeto”, afirma a pesquisadora.

     
 
Social
RC Mercado
RC Mercado
Siga-nos
Facebook
Orkut
Twitter
 
 
 
© 2012 - Rural Centro - Todos os Direitos Reservados. r1.1.5128.41393
x

Veja mais notícias