Olimpíadas podem criar oportunidades para o agronegócio

03 Aug 2016

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro são oportunidade para promoção do agronegócio brasileiro. Pela magnitude internacional do evento, a Olimpíada é vitrine para mostrar ao mundo produtos agrícolas nacionais, especialmente os beneficiados, de maior valor agregado. E é com esta expectativa que três segmentos específicos apostam nos jogos como importante ocasião de ativação de negócios.O segmento do amendoim, por exemplo, projeta elevar as vendas de produtos derivados da leguminosa em até 25% no período olímpico, informa a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).Segundo o vice-presidente da entidade, André Guedes, colocar os produtos ao alcance do consumidor no momento certo é o melhor marketing que pode ser feito.

De acordo com o dirigente, o amendoim é um produto genuinamente brasileiro e de baixo custo e que tem alto consumo nos momentos de confraternização. “E a Olimpíada proporciona momentos como esse.”Pesquisa encomendada pela Abicab, realizada pelo Datafolha, aponta que cerca de 88% da população brasileira consome a leguminosa. Para 63% dos entrevistados, o amendoim pode ser incluído em dieta e 71% acreditam que ele faz muito bem à saúde.Cachaça e café Outro setor que aposta nos jogos para aquecer os negócios é o da cachaça. “A entrada de turistas no Brasil coloca em destaque a cachaça. A bebida tem um forte apelo comercial junto aos estrangeiros e os empresários estão empenhados em fortalecer o vínculo do produto à ideia de bebida valorizada e de alta qualidade”, afirma Alexandre Bertin, presidente da Confraria Paulista da Cachaça, associação de fomento ao consumo do produto.Segundo dados da Associação Brasileira de Bebidas (Abrape), a cachaça tem apresentado crescimento no mercado internacional, sendo o terceiro maior destilado do mundo.

A bebida também ocupa posição de destaque no mercado nacional, no qual o volume corresponde a 50% no segmento de destilados. É o segundo maior mercado de bebidas alcoólicas no Brasil, atrás apenas da cerveja. De acordo com o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), são 40 mil produtores e quatro mil marcas de cachaça no mercado nacional. O Ibrac estima que a capacidade instalada no Brasil é de 1,2 bilhões de litros/ano.Por sua vez, o café estará representado na Olimpíada por uma grande empresa do segmento, o Grupo 3 Corações, que obteve selo de fornecedor oficial de café torrado e moído dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. “O período dos Jogos é um momento único”, diz Roberta Prado, gerente de cafés da 3 Corações. A empresa prevê que irá servir mais de três milhões de doses de café na Vila dos Atletas.

Fonte: Famasul