Mudar região - segunda-feira, 22 de dezembro de 2014
Postado em: 07/04/2010 12:17:35
Fonte: AVISITE
Editoria: Geral

O valor do frango; na granja, no atacado e no varejo

 Entre o início de 2010 e o primeiro dia de abril corrente (treze semanas ou 91 dias), o frango vivo comercializado nas granjas do interior paulista sofreu uma desvalorização de 9,38%, enquanto no mesmo período do ano passado iniciou abril sem nenhuma desvalorização, isto é, com a mesma cotação de abertura do ano.
Curiosamente, o produto abatido registrou neste ano, no grande atacado paulista, exatamente o mesmo índice de perda do frango vivo – 9,38%. Na prática, pois, repetiu o ocorrido em idêntico período do ano passado, quando perdeu 8,33% de seu preço inicial. Só que as condições anteriores eram bem diferentes das mais recentes, pois então o Brasil e o mundo se encontravam no olho do furacão ocasionado pela crise econômica. Ou seja: como o cenário econômico melhorou, só se pode concluir que as condições de comercialização do frango sofreram deterioração.
A realidade, porém, é que essa situação vem se refletindo no varejo (ou é reflexo dele), já que no período os preços pagos pelo consumidor (dados do Procon para a cidade de São Paulo) retrocederam 11,44%. Além disso, na média, os preços do varejo, neste ano, ficaram 8% menores que os do mesmo período de 2009.

     
 
Social
RC Mercado
RC Mercado
Siga-nos
Facebook
Orkut
Twitter
 
 
 
© 2012 - Rural Centro - Todos os Direitos Reservados. r1.1.5246.22724
x

Veja mais notícias