Montana lança Sumário de Touros 2016

06 Sep 2016

O Sumário de Touros 2016 do Programa Montana já está disponível para os pecuaristas que valorizam a genética do gado composto. Nesta edição, foram ranqueados 307 reprodutores por Índice Montana.

A elaboração do Sumário envolveu a utilização das mais modernas tecnologias existentes, continuamente atualizadas. As análises para a avaliação dos touros Montana foram processadas com a utilização de modelos estatísticos multi-características, ou seja, modelos de processamento que levam em conta várias características ao mesmo tempo.

Estão publicadas as principais DEPs (Diferença Esperada na Progênie) para as seguintes características: Peso ao Nascer (PN), Peso à Desmama (PD), Materno Total (MAT), Peso ao Sobreano (PSOB), Ganho de Peso Pós Desmama (GPSob), Musculosidade (MUSC), Altura (ALT), Perímetro Escrotal (PE), Umbigo (UMB) e Índice Montana. Em 2016, as análises levaram em conta os dados de mais de 372mil animais avaliados. As avaliações foram realizadas pelo Grupo de Melhoramento Animal e Biotecnologia (GMAB) da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, Universidade de São Paulo (USP) de Pirassununga, sob coordenação dos professores Joanir Pereira Eler, José Bento Ferraz e Elisângela Chicaroni de Mattos.

“O Sumário Montana apresenta os principais reprodutores do programa, ajudando os pecuaristas a escolher os melhores touros para potencializar a produtividade dos seus planteis”, ressalta Gabriela Giacomini, gerente de operações do Programa Montana.

Para conferir o Sumário 2016, acesse: www.compostomontana.com.br. Mais informações: telefone (17) 3011-6775.

Fonte: Texto Comunicação