Mudar região - sexta-feira, 29 de agosto de 2014
Postado em: 11/02/2009 07:48:03
Fonte: Agrolink
Editoria: Geral

Inseticida biológico é destaque da Embrapa no Show Rural Coopavel

O bioinseticida “Ponto.Final”, desenvolvido em parceria entre a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a empresa Bthek Biotecnologia para controlar lagartas que atacam culturas agrícolas, será um dos destaques no estande da Empresa durante o Show Rural Coopavel 2009.

O “Ponto.Final” é um inseticida biológico, ou seja, contém em sua fórmula apenas uma bactéria específica para controlar os insetos–alvo (Bacilus thuringiensis), sendo portanto inofensivo à saúde humana, de animais e ao meio ambiente. Além disso, o produto recebeu o certificado para uso em agricultura orgânica.

O bioinseticida é capaz de controlar diversas lagartas que atacam culturas agrícolas, entre as quais destacam-se: a lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis); lagarta das hortaliças (Plutella xylostella), também conhecida como traça das crucíferas; e a lagarta do cartucho do milho (Spodoptera frugiperda).

Banco conserva bactérias benéficas

As estirpes da bactéria utilizadas no desenvolvimento do produto fazem parte do Banco de Bacilos Entomopatogênicos (bactérias específicas para insetos) da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que contém mais de 2.300 variedades de bactérias benéficas usadas como agentes de controle biológico.

Segundo a pesquisadora responsável pelo desenvolvimento do produto, Rose Monnerat, essas bactérias ocorrem naturalmente no solo e produzem uma proteína, conhecida como cristal, que mata muitos insetos, principalmente lagartas e besouros. A proteína age no intestino das larvas dos insetos que comem as folhas tratadas com Bacillus thuringiensis. Os esporos da bactéria penetram no corpo, germinam e matam a larva por infecção generalizada.

Parceria que dá frutos

Esse é o terceiro produto biológico fruto da parceria entre a Embrapa Recursos Genéticos e a Bthek Biotecnologia. O primeiro, Sphaerus SC, foi lançado em 2004 para controlar o mosquito da malária e o pernilongo, ou mosquito urbano, e o segundo foi o Bt-horus, em 2005, para combater o mosquito transmissor da dengue e os borrachudos. Ambos já estão no mercado e sendo utilizados com sucesso em várias regiões brasileiras.

Além de ser apresentado no estande da Embrapa durante o evento, o “Ponto.Final” será também foco de duas palestras ministradas pela pesquisadora Rose Monnerat: uma no dia 12 de fevereiro, de 14 às 15h, e a outra no dia 13 de fevereiro, de 9 às 10h.

O Show Rural Coopavel, que está em sua 21ª edição, é uma vitrine tecnológica que facilita o acesso de produtores rurais a equipamentos e tecnologias na área de agropecuária. As informações são da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.
     
 
Social
RC Mercado
RC Mercado
Siga-nos
Facebook
Orkut
Twitter
 
 
 
© 2012 - Rural Centro - Todos os Direitos Reservados. r1.1.5246.22724
x

Veja mais notícias