Mudar região - terça-feira, 30 de setembro de 2014
Postado em: 14/10/2011 00:00:00
Fonte: José Luiz Alves Neto / Rural Centro
Editoria: Pecuária

História da raça: braunvieh ou pardo suíço

História da raça: braunvieh ou pardo suíço

No início do século XX, em 1911, o governo trouxe os primeiros animais da raça pardo suíço no Brasil. Além da resistência a climas tropicais, outra versatilidade da raça que possibilita sua disseminação é a aptidão para leite e para corte.

Pardo suíço leiteiro
O gado europeu original é mais utilizado hoje para o leite. Segundo a zootecnista Adriana Lima Nogueira, do grupo Genética Aditiva, o cruzamento com o Girolando permite que o choque de sangue dê heterose aos bezerros, melhorando a produtividade do rebanho.

Hoje, o grupo já comercializa animais com aptidão leiteira para estados da região Norte, como Amapá e Amazonas.

Uma vantagem do cruzamento do pardo suíço com o girolando é que, pela musculatura característica do europeu, o macho pode ser usado para engorda e apresenta bom ganho de peso em relação a outros bezerros descartados na pecuária leiteira.

Pardo suíço de corte
Touros Quasar - raça pardo suíçoA zootecnista explica que uma das melhores matrizes receptoras de embrião é a meio sangue pardo suíço com nelore porque tem boas habilidades maternas. Entretanto, Adriana pondera que, após 2014, a ABCZ vetará o uso de fêmeas cruzadas como receptoras de embriões que venham a ser nelore registrado. “Então vamos usar essas fêmeas para o plantel de corte”, pondera Adriana. Quanto aos machos, a musculatura forte confere boa quantidade de carne e uma carcaça pesada.

Quando é feito o cruzamento com nelore, explica a zootecnista, toda a geração F1 é destinada ao corte, a menos que o pecuarista prefira fazer um tricross.

Touro pardo suíço: preço
O valor de um touro pardo suíço é de R$ 6 mil, segundo média feita pelo grupo Genética Aditiva, que cria a raça desde 1980. “Quanto às fêmeas, não podemos falar com exatidão, pois mantemos as matrizes no plantel”, explica Adriana. O grupo pecuarista tem atualmente dois touros em coleta de sêmen– o Quasar e o Rarolesco, filho de Lesco, um dos melhores touros da história da raça.

Melhoramento genético do Pardo Suíço
Há dois pontos ressaltados pela zootecnista Adriana Nogueira. Um é melhorar justamente a resistência a carrapatos. Outro ponto é o acabamento de carcaça. Segundo Adriana, apesar da grande musculatura, o pardo suíço tem desvantagem no acabamento. “Há três anos o grupo Genética Aditiva está trabalhando com a seleção de animais para o acabamento de gordura, inclusive utilizando ultrassonografia de carcaça”, revela.

Dicas para começar a criar
• Procurar animais que passaram por seleção genética a campo;
• Cuidado especial com a sanidade animal, pois o pêlo mais curto leva à ocorrência de ectoparasitas (carrapatos).

Curiosidades
Touro pardo suíço Rarolesco, filho de Lesco
• Além de pardo suíço (nome oficialmente reconhecido em 1880), a raça é conhecida como Schwyz, Brown Swiss na língua inglesa, Braunvieh na Suíça e Alemanha e Bruna na Itália.

• A Associação Brasileira de Criadores de Pardo Suíço foi fundada em 1938 e, em 1939, o então Presidente da República Getúlio Vargas, tatuou com o número 001 o primeiro animal registrado no Brasil.

     
 
Social
RC Mercado
RC Mercado
Siga-nos
Facebook
Orkut
Twitter
 
 
 
© 2012 - Rural Centro - Todos os Direitos Reservados. r1.1.5246.22724
x

Veja mais notícias