11 Jul 2016

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mics), Marcos Pereira, pediu em reunião com a comissária do Comércio da União Europeia, Cecilia Malmström, na sexta-feira (8), que o bloco inclua a carne bovina e o etanol nas negociações para acordo de livre comércio com o Mercosul.

A comissária afirmou, no entanto, que o pedido será considerado à medida que as negociações avançarem, informou o ministério brasileiro em nota.

Cecilia Malmström ainda negou que a saída do Reino Unido da UE possa atrapalhar as negociações, quando questionada sobre o tema. Segundo ela, “há mais perguntas que respostas" sobre o assunto e a efetiva saída do Reino Unido do bloco europeu pode levar até dois anos. “Até lá, a UE permanece negociando como um bloco de 28 países”, disse ela, segundo o Mics.

Durante o período de trocas de ofertas entre os blocos, realizado em maio, a UE não apresentou uma oferta quantitativa de cota para a carne bovina do Mercosul, o que frustrou representantes da indústria brasileira.

Fonte: Carnetec