23 Feb 2017

Agricultural Outlook Forum ocorre dias 23 e 24 de fevereiro. Nova postura do país em relação ao comércio internacional é outro assunto em destaque

A Expedição Safra participa nos dias 23 e 24 de fevereiro (nesta quinta e sexta), do 93º Agricultural Outlook Forum organizado pelo USDA – o departamento de agricultura norte-americano – em Arlington, Virginia. O evento, bastante tradicional no calendário do agronegócio mundial, debate anualmente oferta e demanda, mercado e tendências para o setor a partir da perspectiva dos Estados Unidos da América (EUA). Este ano, o Tratado Transpacífico (TPP, na sigla em inglês) deve ser o destaque nas conferências e discussões entre palestrantes e o público que acompanha o evento.

“As mudanças promovidas pelo presidente Donald Trump, como a saída dos EUA do TPP, vão afetar as relações comerciais nos próximos anos. Mas ainda não se sabe como ficará a relação entre os outros 11 países que compõem o tratado”, avalia o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira. “Essa discussão, nesse momento, é importante para entender quais são os possíveis reflexos para o agronegócio brasileiro”, completa.

Na pauta oficial do Outlook Forum, destaque ao painel que vai tratar do novo grande player de consumo mundial, a Índia. A conferência de comércio e mercado internacional vai abordar o tema Índia: Desafios e Oportunidades.No mesmo painel,em um segundo debate, O comércio sul-americano.A sessão joga luz sobre dois dos principais agentes mundiais de produção e consumo, seus potenciais, limitações, estratégias para se posicionar no comércio internacional de alimentos.

No Brasil

Seguindo o formato utilizado pelo USDA, o Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo promove, nos dias 24 e 25 de agosto de 2017, o 5º Fórum de Agricultura da América do Sul. O evento reúne no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba (PR), representantes de todos os elos da cadeia produtiva para debater produção e mercado com base na realidade sulamericana. Na última edição, realizada em 2016, mais de 500 participantes, de 13 países, acompanharam a programação composta por 12 grandes conferências. Em outra sessão que estará entre as mais disputadas, as Aplicações (e implicações) de Acordos Comerciais, que vai tratar das Medidas à Exportação Agrícola dos Estados Unidos.

 Confira a programação do Agricultural Outlook Fórum e acompanhe a Expedição Safra em www.expedicaosafra.com.br

 Sobre a Expedição Safra

Na estrada há 11 temporadas, a Expedição Safra faz um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos da América do Sul à América do Norte. Iniciativa do Agronegócio Gazeta do Povo, a sondagem periódica percorre 15 estados brasileiros, mais as principais regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai, Argentina e Uruguai. Para ampliar a discussão sobre mercado, desde a temporada 2010/11 a Expedição estabeleceu os chamados roteiros extraordinários, com incursões à Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica e França), Ásia (China e Índia) e ao Canal do Panamá.

Fonte: Centro de Comunicação