05 Sep 2016

A ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) participou da ExpoGenética 2016, realizada entre os dias 20 e 28 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). Os destaques da Entidade no evento foram o lançamento do Sumário de Touros das Raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã Agosto de 2016 e a apresentação do 12º Catálogo da Reprodução Programada 2016.

Durante a abertura oficial da nona edição do evento, no dia 22, foi realizado o lançamento simultâneo de cinco sumários dos principais programas de melhoramento genético do Brasil, entre eles o da ANCP. Os representantes de cada programa tiveram 20 minutos para a apresentação detalhada dos conceitos, parâmetros e índices.

O pesquisador Luiz Gustavo Figueiredo foi o responsável pela apresentação da ANCP, que também contou no evento com o seu presidente, Prof. Raysildo Lôbo, o diretor técnico Argeu Silveira, Letícia Gabarra, do departamento de Marketing, e a consultora Adriana Nogueira. Também estiveram presentes na ExpoGenética os consultores Daniele Almeida, Antônio Thomé Filho, Diego Gil, Daniel Biluca, Walter Domingues, Luis Fernando Figueiredo e Marco Aurélio Fernandes.

Já no dia seguinte (23), em seu pavilhão no evento, a ANCP anunciou os 17 touros participantes Reprodução Programada 2016. São jovens reprodutores geneticamente superiores, escolhidos pelos consultores da Entidade. Os touros participantes são: Andarilho de CV, Geriatra do Zanca, Mutreco FVC, Orion Bons, Osk COL, Ouro COL, REM Danut, REM Dynamico, 2984 Saga, Abdu, Araguaia RMVC, Corumim BMT, Lúdico da Bela, Tornado MAT, Xingu 13 da Bacuri, Zodíaco FIV de CV e Zum de CV.

Os criadores que participaram da ExpoGenética também puderam concorrer ao Prêmio Cláudio Sabino Carvalho. As fêmeas dos associados Colonial Agropecuária (Hactare COL e Harmonie COL) e Bacuri (BAC M534 da Bacuri) atenderam todos os requisitos para o concurso e receberam os certificados emitidos pela ABCZ. Para serem consideradas matrizes aptas ao prêmio, as fêmeas devem apresentar altos índices de fertilidade, com boa idade ao primeiro parto e também intervalo entre partos, aliados a avaliação genética positiva, com idade compreendida entre 5 e 10 anos.

Focada no mercado de animais avaliados de raças zebuínas, a ExpoGenética 2016 foi um sucesso, comemorando também os excelentes resultados nos 12 leilões realizados no período. Foram 1.374 animais, entre touros, garrotes, fêmeas e prenhezes, que registraram média de R$ 13.709,00 por cabeça e faturamento total de R$ 18,8 milhões.

 

Fonte: Newsprime