Mudar região - sexta-feira, 1 de agosto de 2014
Postado em: 18/02/2010 07:23:44
Fonte: Folha de Londrina - Gisele Mendonça
Editoria: Geral

Empresa de alimentos para animais anuncia cisão

Fábrica com matriz em Arapongas, que detém 30% do mercado nacional, passa por reestruturação; linha de 70 produtos será mantida

Arapongas - A Nutriara Alimentos, empresa com matriz em Arapongas (Norte), especializada na fabricação de alimentos para animais - que detém 30% do mercado nacional e ocupa o oitavo lugar em faturamento e sexto em produção no ranking mundial - acaba de anunciar a reestruturação da sociedade que durou 18 anos. Com a cisão, surgem dois grupos: Brazilian Pet Foods/Nutriara e Lúpus Alimentos/Nutriara. O objetivo, segundo a direção, é deixar a empresa mais ágil e produtiva, focando nas necessidades dos mercados regionais.

""O mercado é muito amplo e existem diferenças globais. Cada grupo vai agora atuar em suas áreas específicas"", afirma José Marcos Calsavara, diretor do Brazilian Pet Foods/Nutriara, que fica com as unidades industriais de Arapongas e Apucarana, Paulínea (SP) e Cuiabá (MT), atuando no estado de São Paulo e nas regiões Sul, Centro-Oeste (MT e MS) e Norte. A Lúpus, com direção de Carlos Lobo, administra as unidades de Rio Bonito (RJ), Feira de Santana (BA) e Santa Luzia (MG), atendendo a região Nordeste e os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás.

Segundo Calsavara, na reestruturação cada um dos sócios ficou com 50% de participação. A linha de 70 produtos com dezenas de marcas vai ser mantida, assim como as exportações. Hoje a empresa exporta para o Mercosul, Estados Unidos, Ásia e Europa. Para 2010, conforme Calsavara, a expectativa é crescer 20% no mercado interno e entre 30% e 40% no externo.

A meta da Brazilian Pet Foods/Nutriara (que tem 900 funcionários nas seis unidades no Brasil) é fechar o ano com um faturamento de R$ 350 milhões - o valor inclui os resultados de uma empresa de biodiesel pertencente ao mesmo grupo em Rolândia. A produção do grupo deve atingir 300 mil toneladas de ração por ano. Do total, 85% são direcionados para cães e gatos, 10% para psicultura e 5% para equinos, coelhos e frangos.

Um dos focos é aumentar a produção de treats (guloseimas para pets como ossinhos, biscoitos, bifinhos), com a aquisição de máquinas importadas específicas para o segmento. A estratégia é oferecer também mais variedades de rações recheadas e marmorizadas, com ingredientes funcionais, enlatados, entre outros. ""Planejamos produtos exclusivos para o mercado nacional"", adianta Calsavara.

A Nutriara foi criada em 1992, em Arapongas, tendo como foco a produção de ração para equinos, bovinos de corte e leite, aves poedeiras e de corte, coelhos e peixes e vendas de matérias-primas para o segmento. Na mesma década, expandiu suas atividades e direcionou investimentos para o setor pet, com pioneirismo na distribuição brasileira de produtos na linha econômica, com melhor custo-benefício ao consumidor. A partir de 2000, entrou no segmento premium com a linha Foster e consolidou a marca no mercado.

Hoje, a empresa atua em todos os segmentos, com a produção de ""super premium"" até ""standard"". ""O nosso objetivo é focar na qualidade do produto, oferecendo o melhor custo-benefício e adaptando às condições brasileiras o que existe de melhor no mercado mundial"", observa Calsavara.
 

     
 
Social
RC Mercado
RC Mercado
Siga-nos
Facebook
Orkut
Twitter
 
 
 
© 2012 - Rural Centro - Todos os Direitos Reservados. r1.1.5246.22724
x

Veja mais notícias