07 Feb 2017

Uma ferramenta tecnológica capaz de auxiliar no acompanhamento do ciclo da planta de milho, em cada um dos seus estádios fenológicos, visando um manejo eficiente e sustentável das lavouras. Essa é a proposta do aplicativo “Doutor Milho” que está sendo lançado pela Embrapa no Show Rural Coopavel, primeiro evento de tecnologia agrícola de 2017. O Show Rural Coopavel acontece de 6 a 10 de fevereiro em Cascavel-PR. O “Doutor Milho” é gratuito e já está disponível para os sistemas Android e iOS, sendo o primeiro App da Embrapa na Apple Store.

O aplicativo começou a ser desenvolvido por uma equipe da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) em abril de 2015, quando uma pesquisa de mercado foi realizada diante de diversas demandas candidatas. A necessidade de se identificar a etapa correta de desenvolvimento de uma planta de milho para apontar a adoção de estratégias inteligentes de manejo foi o que motivou o desenvolvimento do aplicativo.

O “Doutor Milho” é capaz de orientar o acompanhamento das lavouras e chamar a atenção para práticas agronômicas importantes, que podem conferir maior produtividade e renda. O funcionamento do aplicativo é bastante simples. Para conhecer as práticas mais importantes a serem adotadas, o usuário deve identificar corretamente o estádio fenológico em que sua lavoura se encontra. A partir daí, são descritas as recomendações para cada fase de desenvolvimento da planta, orientando o processo de tomada de decisão.

A equipe desenvolvedora buscou a simplicidade no processo de funcionamento do aplicativo, além da necessidade de quem está no campo. Por isso, o “Doutor Milho” funciona no modo off-line, sendo que a referência que deve ser seguida é a data de emergência das plantas. São apenas quatro passos que devem ser seguidos: cadastrar o talhão da lavoura; verificar o estádio correto da planta; confirmar o estádio correto; e obter as práticas recomendadas de manejo. 

Fonte: Embrapa