Mudar região - quarta-feira, 17 de setembro de 2014
Postado em: 30/08/2011 00:00:00
Fonte: Senar/PB
Editoria: Geral

Doma Racional de Bovinos: preparando animais para a pista

Doma Racional de Bovinos: preparando animais para a pista

O SENAR-PB realizou, no período de 22 a 26/08, no município de Alagoinha, o curso de Doma Racional de Bovinos com animais da raça Sindi. O treinamento, solicitado pela Associação Brasileira dos Criadores de Sindi, foi ministrado pelo instrutor Eduardo Borba, conhecido por sua experiência na doma e no adestramento de animais.

Os 16 participantes do curso aprenderam sobre o manejo do rebanho, o relacionamento homem animal, e técnicas de preparação e apresentação dos animais em pistas de julgamento e desfiles.

Segundo o instrutor Eduardo Borba, a Doma Racional é, antes de tudo, um exercício de comunicação. “Antigamente o ser humano tinha procedimentos que não fazia sentido para os animais, eles cumpriam o que o seu dono mandava, sem entendê-lo. Hoje o domador precisa conhecer a psicologia dos animais e quais são as suas necessidades internas para fazer o seu próprio método”, afirmou.

Eduardo Borba explica um dos princípios fundamentais da Doma Racional. “Todo animal que é ‘predado’ tem um medo intrínseco de nós, por serem presa. Quando eu chego numa determinada distância deles, denominada ‘zona de fuga’, eles começam a se sentir inseguros, com medo, isso faz com que eles se afastem e sintam um alívio. A partir disso, eu começo a colocar pressão nos animais, que entendem que vão receber um alívio imediato logo após”.

Ele destaca o diferencial do curso ministrado no município de Alagoinha. “A turma de Alagoinha teve uma característica que me chamou bastante atenção, que foi o grande número de participantes patrões. De repente os dirigentes perceberam a importância da doma. Porque a maioria deles manda os empregados para o curso e não têm interesse de saber do que se trata. Eles acham que é uma coisa mais mecânica”, disse.

O trabalhador rural Paulo Rogério Rodrigues da Silva foi um dos participantes do treinamento realizado pelo SENAR-PB em Alagoinha. Satisfeito com os resultados, ele afirmou “O curso me ajudou bastante a entender técnicas que eu ainda não conhecia com relação ao manejo do rebanho. O SENAR está de parabéns pela iniciativa”. 

     
 
Social
RC Mercado
RC Mercado
Siga-nos
Facebook
Orkut
Twitter
 
 
 
© 2012 - Rural Centro - Todos os Direitos Reservados. r1.1.5246.22724
x

Veja mais notícias