Mudar região - quinta-feira, 30 de outubro de 2014
Postado em: 02/02/2011 00:00:00
Fonte: da redação
Editoria: Geral

Conservadora de sêmen suíno aumenta número de animais por prenhez

Conservadora de sêmen suíno aumenta número de animais por prenhez

Lançamento no mercado suinícola, a conservadora de sêmen consegue estabilizar sua temperatura interna entre 14°C e 17°C, indicada para manter a qualidade do material. Um dos principais avanços é dar continuidade ao funcionamento por até 48 horas mesmo em quedas de energia, comuns em zonas rurais quando há ocorrência de tempestades. A ação é possível pelo uso de uma bateria, que pode ser de 12 ou 24VCC, dependendo do modelo da conservadora.        

 
Antes de o produto ser disponibilizado, muito dos criadores utilizavam (e usam até hoje) frigobares ou geladeiras comuns, adaptadas a um termostato interno e externo. A imprecisão da “gambiarra” não garante resultado satisfatório na prenhez das fêmeas. Assim, os suinocultores recorreram a uma empresa que já fabricava geladeiras náuticas e veículos terrestres, como ônibus, caminhões e vans, para viabilizar a execução do projeto inovador, que pode conservar também vacinas.
 
foto: conservadora de sêmen suíno adaptada para transporte em automóvel (capadidade de 175 litros). Os modelos maiores têm capacidade para 272 litros, armazenando até 600 doses.
 
A definição do aparelho é conservadora, não geladeira. O conceito é pelo modo de funcionamento, que aquece a carga interna nos dias frios e refrigera nos quentes. Ainda há a possibilidade de ativação de um alarme caso as condições estejam inadequadas, conferindo maior segurança para o produtor.
 
De acordo com Diego Aparicio, representante comercial da Elber Geladeiras, os suinocultores constataram aumento do número de animais nascidos do sêmen conservado na máquina. “Fizemos um pós-venda para conferir a satisfação e o desempenho está atendendo às necessidades”, festeja Aparicio.
 
No mesmo segmento, a empresa possui dispositivos para germinação de sementes, cujo controle passa por temperatura, umidade e luminosidade, geladeira para amostras de leite e um dos próximos projetos é desenvolver uma conservadora que trabalhe a até -40°C para atender criadores de gado, que ainda têm alguma carência para garantir a qualidade do sêmen bovino.
     
 
Social
RC Mercado
RC Mercado
Siga-nos
Facebook
Orkut
Twitter
 
 
 
© 2012 - Rural Centro - Todos os Direitos Reservados. r1.1.5246.22724
x

Veja mais notícias