20 Jul 2010

Os alimentos alternativos são aqueles que usualmente não compõem as dietas da galinhas, mas que se soubermos suas composições químicas e os manipularmos da forma correta podem suprir as necessidades alimentares das aves. Esses alimentos são recomendados para compor a dieta de galinhas naturalizadas, conhecidas como caipiras, por ajudar a manter as características que as diferenciam das galinhas criadas em sistema intensivo.

Durante o Prosa Rural, o pesquisador do convênio da Embrapa Meio-Norte com a Universidade Estadual do Piauí, Firmino Barbosa, explica que a própria observação cotidiana do produtor pode ajudá-lo a definir que alimentos fornecer para as galinhas caipiras. Em todo o Brasil se tem uma grande variedade de alimentos ditos alternativos. Alguns se destacam mais, como as farinhas das raízes e folhas de mandioca, algumas batatas, frutos de época (manga, caju, laranja etc.) e subprodutos resultantes do beneficiamento de produtos agrícolas, por exemplo.

A meio século atrás aconteceu a industrialização da avicultura, com a inserção de tecnologias que tornaram possível a criação de aves da forma intensiva. Como resultado, seguindo esse sistema de produção, hoje é possível obter-se frangos pesando em média 2,3 kg vivos aos trinta e oito dias de vida e galinhas com postura de 300 ovos por ano.

Isso foi possível devido ao grande desenvolvimento genético, à adoção de medidas sanitárias revolucionárias na prevenção de doenças e de práticas de manejo que não provoquem estresse na aves. Outro ponto importante foi o desenvolvimento de formulações para que as dietas dessas aves atendam, com precisão, suas necessidade alimentares em cada fase de vida, levando em conta ainda a aptidão produtiva de cada plantel.

Para a produção de galinhas caipiras a recomendação é que se adote uma alimentação totalmente diferente, sem a incorporação de ingredientes sintéticos que promovam o crescimento mais rápido e acelerem a produção de ovos. Assim, o produtor consegue manter as peculiaridades que caracterizam as galinhas caipiras.

O programa Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
 

Fonte: Embrapa Informação Tecnológica