Mudar região - quinta-feira, 31 de julho de 2014
Postado em: 28/06/2013 00:00:00
Fonte: ABCZ
Editoria: Pecuária

ABCZ participa de capacitação do programa Minas Leite

Equipe técnica do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) participou nesta quinta-feira (27/06) da Capacitação técnica para o Programa Minas Leite, realizada na sede da Epamig, em Uberaba/MG.

O evento teve início no dia 25 de junho e está sendo encerrado nesta sexta-feira (28/06) com a participação de técnicos da EMATER, Secretaria da Agricultura de Uberaba, laticínios e sindicatos rurais de Uberaba e região.

O evento contou com a palestra do superintendente técnico adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, Carlos Henrique Cavallari Machado, sobre “Raças zebuínas e sua importância na pecuária brasileira”. Também participaram da capacitação os gerentes do PMGZ, Mariana Alencar e Lauro Fraga, e o auxiliar técnico Alfredo Farnesi. “O Minas Leite é um importante programa da SEAPA em parceria com a Emater, Epamig e IMA para melhoria da qualidade de vida do produtor rural de Minas Gerais. Ficamos muito honrados em poder colaborar para o sucesso deste evento, pois estes técnicos atualizados e capacitados são fundamentais para estruturar a base da cadeia produtiva leiteira brasileira”, diz Carlos Henrique.

A programação do evento contou ainda com vários temas de relevância para os técnicos que orientam os pecuaristas sobre a produção leiteira no estado de Minas. Foram abordados temas como: Apresentação do programa Minas Leite (Rodrigo Venturin – SEAPA); Programa Minas Leite – fundamentos, metódos e linhas de ação (Feliciano Nogueira de Oliveira – EMATER BH); Sistemas de produção de leite e bezerros com vacas F1 – holândes x zebu (Marcos Brandão Dias Ferrreira – Epamig); Pastagens – subdivisão e manejo com uso de cerca elétrica (Leonardo de Oliveira Fernandes – Epamig); Recuperação de pastagens por meio do consórcio milho e brachiaria (Carlos Juliano Albuquerque – Epamig); Suplementação volumosa no período seco: cana corrigida com nitro-mineral (Rodrigo Venturin – SEAPA); Qualidade do Leite (Beatriz Cordenonsi Lopes – Epamig); Nutrição de Vacas Leiteiras (Edilaine Aparecida Silva – Epamig); Reprodução de vacas mestiças leiteiras (Marcos Brandão – Epamig); Procedimentos para implantação, acompanhamento e gestão das propriedades do programa Minas Leite (Feliciano Nogueira – Emater BH) e Apresentação de software do Minas Leite e simulação da entrada de dados (Marcos Melo - Emater BH).

Sobre o Minas Leite

O Programa Estadual da Cadeia Produtiva do Leite, lançado em final de 2005 pelo Governo do Estado de Minas, tem o objetivo de promover a qualidade de vida dos pecuaristas familiares por meio da construção técnica, da organização e da gestão dos seus sistemas de produção na pecuária bovina, propiciando sua integração nas cadeias produtivas vinculadas à atividade, com foco no incremento da renda proveniente dos produtos da bovinocultura – venda de leite e animais.

     
 
Social
RC Mercado
RC Mercado
Siga-nos
Facebook
Orkut
Twitter
 
 
 
© 2012 - Rural Centro - Todos os Direitos Reservados. r1.1.5246.22724
x

Veja mais notícias