Mudar região - quinta-feira, 19 de janeiro de 2017
Postado em: 10/01/2017 00:00:00
Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário de Alagoas
Editoria: Agricultura

Soja: Embrapa aponta Alagoas como estado potencial para produção

Soja: Embrapa aponta Alagoas como estado potencial para produção

Dados levantados por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) revelam que o Estado de Alagoas já é visto como nova fronteira agrícola e com excelente aptidão para produção de soja no país. O estudo da Embrapa mostra que o potencial de produtividade é de 80 sacas por hectare.

Apesar de ser uma área ainda pouco explorada para a cultura da soja, os estudos da Embrapa Tabuleiros Costeiros identificam com um significativo potencial para a produção da principal commodity brasileira, a soja.

Durante quatro anos de pesquisa na região, foram levados em consideração dois principais aspectos: o volume de chuvas e as propriedades do solo. Após o estudo, notou-se que da segunda quinzena de abril até setembro, o volume de precipitações superava a casa dos 450 milímetros acumulados, suficientes para atender a cultura.

Como explica Sérgio de Oliveira Procópio, um dos pesquisadores da Embrapa Tabuleiros Costeiros, responsável pelo estudo, na avaliação dos últimos 30 anos de dados climáticos, para saber como o clima variava na região, verificou-se que há grande potencial, pois os volumes de chuvas são muito bons, neste período.

Para o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, a criação da Comissão de Grãos de Alagoas também tem um papel fundamental, bem como as parcerias com a Federação da Agricultura de Alagoas (Faeal), Ufal, Sebrae e Embrapa.

"Isso é uma clara demonstração que a política de diversificação agrícola implantada pelo Governo de Alagoas vem dando certo, demonstrando, sobretudo, as potencialidades produtivas e as vantagens econômicas na produção de grãos no Estado", avalia o secretário.

Atualmente, os municípios de Jundiá, Campo Alegre e São Miguel dos Campos já produz soja, e Piaçabuçu é uma área experimental em várzea.

     
 
Social
RC Mercado
RC Mercado
Siga-nos
Facebook
Orkut
Twitter
 
 
 
© 2012 - Rural Centro - Todos os Direitos Reservados. r1.1.5246.22724
x

Veja mais notícias