Mudar região - quinta-feira, 19 de janeiro de 2017
Postado em: 22/09/2016 00:00:00
Fonte: Rural Centro

Por que o ovo orgânico é 6 vezes melhor que o ovo convencional

Por que o ovo orgânico é 6 vezes melhor que o ovo convencional

O ovo já foi visto como grande vilão pelos nutricionistas devido a sua quantidade de colesterol. No entanto, com o passar dos anos tal fato foi sendo descontruído e hoje em dia o ovo é um dos principais elementos para uma alimentação saudável. Rico em diversos nutrientes, com propriedades anti-inflamatórias e grande quantidade de proteína, o ovo é um alimento frequente na mesa do brasileiro.

Ovos de granjas e as consequências de sua produção

De acordo com o Especialista em Agricultura Orgânica Thiago Tadeu Campos, para abastecer um grande mercado consumidor é necessária uma produção de ovos em um nível industrial. Visando suprir tal demanda, as granjas produzem grandes quantidades de ovos diariamente. As aves de granjas são criadas com a função essencial de botar ovos. Sendo assim, são colocadas em gaiolas apertadas e tem a iluminação do ambiente regulada para confundir seus instintos.

Uma galinha criada numa granja passa por processos como a debicagem (onde a ponta do bico é cortada, evitando que as aves se machuquem ou quebrem os ovos) e o estresse contínuo do confinamento. Além da ração, feita a base de transgênicos, recebem altas doses de antibióticos promotores de crescimento.

Ovo orgânico: saudável e sustentável

Uma alternativa para continuar se alimentando de maneira saudável e não ser conivente com tal crueldade animal é o consumo alimentos orgânicos como os ovos. O ovo orgânico é planejado da maneira mais natural possível: as galinhas têm livre acesso às pastagens, se alimentam somente de milho e soja orgânicos, tem liberdade para escolherem seus próprios ninhos e se adoecem raramente recebem antibióticos.

Porém, é importante não confundir ovos orgânicos com os ovos encontrados em fazendas ou vendidos em feiras. Para ser considerado orgânico o ovo deve receber certificação pelo Ecocert e pelo Ministério da Agricultura, garantindo ao consumidor um alimento que, além de orgânico, contribui para o bem-estar animal.

Albumina e suas vantagens para o crescimento de massa muscular

Para aqueles que associam a alimentação orgânica com os treinos, os nutricionistas esportivos recomendam o uso de ovos orgânicos. Na clara é encontrada a albumina, principal proteína que atua diretamente no aumento de massa muscular. Ao consumir o ovo orgânico, o aproveitamento do alimento é integral, sem intervenções químicas.

Ovo orgânico é mais Nutritivo que o Ovo Convencional

Muitas pessoas têm receio de comprar ovos orgânicos devido à cor de suas gemas, por serem relativamente mais claras e amareladas, tal coloração é consequência da alimentação orgânica das aves. Galinhas de granja recebem em sua dieta diversos componentes químicos para intensificar tanto a cor como o cheiro de seus ovos.

 

O tamanho reduzido e a falta de homogeneidade na cor e no formato dos ovos orgânicos não é algo negativo. Assim como outros alimentos orgânicos, suas características dependem diretamente da origem do produto, da genética de seus produtores e até mesmo da água com a qual foi produzido. Apesar de ser menor, o ovo orgânico possui um terço a menos de colesterol, sete vezes mais a quantidade de betacaroteno, o dobro de Ômega 3 e 25% menos gorduras saturadas se comparado a um ovo comum.

 

Ovo Orgânico

Ovo Não Orgânico

Criação das galinhas

Ambientes abertos e arejados;

Gaiolas apertadas empilhadas em galpões;

Alimentação das galinhas

Milho e soja orgânicos;

Ração feita com transgênicos;

Antibióticos

Permitido somente em ultima instancia, com recomendação veterinária;

Devido à criação precária, são necessárias altas doses de antibióticos para manter a saúde das aves;

Coleta dos ovos

As galinhas escolhem seus próprios ninhos;

Os ovos caem em um compartimento inferior das gaiolas;

Certificação

É necessária a certificação do Ecocert e do Ministério da Agricultura;

Os ovos das granjas recebem a certificação necessária, porém muitos são vendidos de maneira artesanal e sem certificação;

Características do ovo

Menores, com a gema mais clara e com suas propriedades nutricionais preservadas.

Possuem um padrão e as galinhas recebem em sua alimentação, antibióticos para intensificar as características sensoriais dos ovos.

Qual a forma mais saudável de consumir ovos?

Apesar de muito nutritivo, deve-se ter atenção na forma como o ovo é consumido. Nutricionistas recomendam o consumo do ovo cozido ou frito, mas nunca cru. Entretanto, ao fritar o ovo sua clara produz o LDL, conhecido popularmente como o “colesterol ruim”.

Para quem busca uma alimentação saudável é recomendado o consumo de ovos orgânicos cozidos, evitando assim a presença de resíduos químicos em sua composição, mantendo os principalmente os nutrientes do alimento e colaborando com uma avicultura orgânica, saudável e sustentável.

 

Thiago Tadeu Campos é especialista em Agricultura Orgânica e Consultor Master em Produção Orgânica na ImGrower. Um de seus hobbies favoritos é compartilhar conhecimento no blog thiagoorganico.com, que tem como missão fornecer conteúdo prático, atualizado e de qualidade sobre produção de alimentos orgânicos e cultivo protegido.

     
 
Social
RC Mercado
RC Mercado
Siga-nos
Facebook
Orkut
Twitter
 
 
 
© 2010 - Rural Centro - Todos os Direitos Reservados. r1.1.5246.22724
x