Mudar região - quinta-feira, 19 de janeiro de 2017
Postado em: 13/10/2016 00:00:00
Fonte: Thiago Orgânico | Rural Centro

Curiosidades sobre o mel orgânico que você precisa saber

Curiosidades sobre o mel orgânico que você precisa saber

O mel sempre foi considerado um produto natural, associado às receitas caseiras para gripe e visto muitas vezes como um substituo muito mais saudável para o açúcar refinado. Entretanto, o consumo de um alimento como o mel convencional, comprado em supermercados e farmácias, não equivale ao consumo de um alimento orgânico de qualidade.

De acordo com o especialista em agricultura orgânica Thiago Tadeu Campos, devido ao desenvolvimento da agricultura e da apicultura, foram elaborados diversos tipos de antibióticos, inclusive para abelhas, garantindo assim a qualidade tanto na produção (um maior número de abelhas saudáveis trabalhando), quanto no produto final: o mel.

Malefícios do mel não orgânico e uso de antibióticos

Contudo, o uso de tais antibióticos afeta diretamente a integridade do produto. Inclusive, já foram  encontrados traços de produtos químicos utilizados na produção em exportações de mel da China, uma das grandes exportadoras de mel antes da proibição do mesmo, devido a esses antibióticos. O maior problema está no fato que a ingestão em grande quantidade e em longo prazo do mel não orgânico pode trazer o risco de doenças, como câncer ou até mesmo anemia aplástica, causada pela produção insuficiente de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas na medula óssea.

Vantagens do mel orgânico

Visando evitar tais malefícios, a produção de mel orgânico tem sido incentivada na agricultura em larga escala. Assim como todos os alimentos orgânicos, o mel é produzido da maneira mais natural possível e, além disso, o produto final deve ser devidamente certificado por meio do selo de qualificação. Para isso, as abelhas não devem ter contato com antibióticos, flores ou néctar quimicamente alterados. Até mesmo a água utilizada pelas abelhas deve ser rigorosamente analisada.

Todos esses cuidados são necessários, uma vez que o mel é produzido dentro do organismo das abelhas. Dentre outras medidas, para evitar que o inseto sintetize produtos químicos, a flora deve ser preservada em um raio de três mil metros das caixas onde o mel é produzido.

Características do mel orgânico

O mel orgânico possui as características do mel comum: traz em seus componentes as vitaminas do complexo B, tende a aumentar o potencial de fixação de cálcio no corpo, e ainda possui sais minerais, propriedades antibióticas e anti-inflamatórias. Todas essas características são intensificadas, já que estão livres de qualquer tipo de alteração química.

 

 

Mel Orgânico

Mel Não Orgânico

Produção

Mata virgem num raio de 3 km das colmeias;

Pode ser produzido próximo às fazendas que recebem pesticidas e adubos;

Certificação

Segue as normas europeias de certificação;

Vendidos até mesmo sem certificação brasileira, de forma caseira e irregular;

Produtos químicos

Não recebe interferência química em nenhum estágio da produção;

Pode conter traços dos antibióticos ou até mesmo dos produtos colocados nas plantações visitadas pelas abelhas;

Qualidade

Recolhido numa temperatura especifica para preservar as propriedades essenciais do mel;

Recolhido de diferentes formas, sem um padrão específico;

Consumo em longo prazo

Contém os benefícios característicos do mel, como o estimulo ao sistema imunológico, desintoxicação do corpo e propriedades antibióticas.

Se consumido em grande quantidade e em longo prazo, pode causar câncer ou anemia aplástica.

 

O mel orgânico e a sua saúde

O consumo de mel é essencial para uma vida saudável. O brasileiro, quando comparado a um cidadão europeu, consome uma baixa quantidade de mel pois está culturalmente acostumado com o consumo do açúcar, derivado da cana.

O uso frequente de alimentos orgânicos aumenta a qualidade das refeições. Apesar do uso de agrotóxicos, adubos, pesticidas e antibióticos ainda gerar uma vantagem econômica ao consumidor final, o mel orgânico é mais saudável, garante ao consumidor um produto livre de qualquer interferência química e entrega todas as propriedades do mel em seu estado mais puro, sem intervenções humanas.

 

Thiago Tadeu Campos é especialista em Agricultura Orgânica e Consultor Master em Produção Orgânica na ImGrower. Um de seus hobbies favoritos é compartilhar conhecimento no blog thiagoorganico.com, que tem como missão fornecer conteúdo prático, atualizado e de qualidade sobre produção de alimentos orgânicos e cultivo protegido.

     
 
Social
RC Mercado
RC Mercado
Siga-nos
Facebook
Orkut
Twitter
 
 
 
© 2010 - Rural Centro - Todos os Direitos Reservados. r1.1.5246.22724
x