Mudar região - quinta-feira, 19 de janeiro de 2017
Postado em: 05/10/2016 00:00:00
Fonte: PECBR | Rural Centro

A importância da idade de bovinos e a bonificação do frigorífico

A importância da idade de bovinos e a bonificação do frigorífico

Devido as novas restruturações dos programas de bonificação das indústrias frigoríficas fica claro cada dia mais a necessidade de realizar o controle de idade dos animais através da troca das pinças. Este é um fator extremamente determinante para o pagamento das bonificações (R$/@) recebidas durante o abate pois é através deste método que o frigorífico consegue avaliar a idade das carcaças.

Vamos discutir aqui alguns pontos para que o amigo pecuarista possa verificar melhor a idade de seus animais e correlacionar com o controle da fazenda. Para isso, precisamos primeiro entender como acontece a troca das pinças (dentes de leite) dos bovinos.

Abaixo o demonstrativo que realizamos para exemplificar melhor:

Tabela 01. Comparativo da troca de pinças com as respectivas faixas de idade dos Zebuínos.

Tendo estas informações em mãos o produtor pode começar a controlar a idade de seus animais através do romaneio de abate, sabendo exatamente a faixa etária que os animais estão sendo abatidos. Dessa forma poderá comparar com as informações coletadas na fazenda, levando em consideração que os animais irão receber as bonificações do frigorífico e do governo de acordo com a categoria abatida (Machos Inteiros, Castrados, Novilhas ou Vacas).

Em caso de dúvida quanto a idade dos animais para definição de escala para abate, o pecuarista pode optar por “colocar a mão na massa” e verificar a dentição no tronco de contenção. É claro que é de extrema importância que o animal esteja muito bem contido e que todo cuidado seja tomado. Se o lote é padronizado por idade, sugerimos que faça uma verificação de 15 a 20%. Este controle vai auxiliar na tomada de decisão se os animais serão bonificados na indústria ou não, ou seja, se os animais podem “esperar” um pouco mais para serem abatidos.

Conclusão

Para tanto é importante que o pecuarista esteja atento e entenda quais as possíveis bonificações fornecidas e os critérios avaliados pela indústria. Conhecer a idade dos animais permite que o produtor tenha uma melhor tomada de decisão para aumentar o valor recebido pela arroba, podendo optar por diferentes estratégias de venda.


Artigo escrito pela PECBR Empresa especializada em acompanhamento de abates.

Contato: caiorossato@pecbr.com

Celular: (67) 9.9267-0404

     
 
Social
RC Mercado
RC Mercado
Siga-nos
Facebook
Orkut
Twitter
 
 
 
© 2010 - Rural Centro - Todos os Direitos Reservados. r1.1.5246.22724
x